A Bobst, presença confirmada na ExpoPrint Latin America 2018, e a Radex, uma companhia startup com vários acionistas que possuem um longo histórico no campo da impressão digital inkjet DOD, anunciaram o lançamento da Mouvent, uma joint-venture que irá se tornar um centro de competência de impressão digital e fornecedora de soluções da Bobst. Mouvent, a qual é composta de 80 funcionários na Suíça, irá focar em inventar e entregar o futuro da impressão digital.

O centro da inovação digital na Mouvent é uma tecnologia de impressão digital engenhosa desenvolvida pela Radex, a qual é baseada em um cluster altamente integrado e, de acordo com o comunicado, representa um salto quântico para a indústria. Graças ao seu design compacto e inteligente, ele será a peça central de novas máquinas desenvolvidas pela Mouvent para uma variedade de mercados como têxtil, rótulos, cartão corrugado, embalagem flexível, cartão dobrável e mais.

"Nós realmente acreditamos que este é um momento decisivo para o futuro da impressão digital independente da indústria ou mercado", diz Jean-Pascal Bobst, CEO da Bobst Group SA. "As tendências atuais da indústria - incluindo alta demanda por digitalização, baixas tiragens, rápida disponibilidade, promoção e personalização, produtos sazonais e personalizados, e aumento da sensibilidade ao custo e ao meio ambiente - estão gerando demanda por equipamentos de impressão digital de qualidade e acessíveis. Através do Mouvent nós visamos iniciar um salto quântico nesta área, fornecendo ao mercado o que ele mais precisa: impressão digital industrial altamente confiável em diferentes substratos a um custo competitivo".

Além das impressoras digitais, a Mouvent oferece uma solução completa e totalmente integrada: desenvolve, faz a engenharia, testa e industrializa impressoras digitais com base no MouventTM Cluster. Ele grava o software em volta das impressoras, desenvolve tintas e vernizes para vários substratos, assim como fornece uma oferta completa de serviços. A companhia está prometendo um novo padrão no custo de qualidade da produção inkjet label, em preço de tinta, durabilidade da cabeça, qualidade e desempenho do equipamento. Sua primeira máquina lançada é uma impressora digital inovadora e altamente produtiva para têxteis, a qual imprime em até oito cores, e há um portfólio completo de produtos vindo em sequência.

O inovador design do cluster é a base para todos os sistemas, atuais e em desenvolvimento. "Nossa radical nova abordagem é usar um cluster base, o qual é organizado em uma matriz modular e escalável em vez de ter diferentes barras de impressão para diferentes aplicações e diferentes larguras de impressão", explica Piero Pierantozzi, co-fundador da Mouvent. "O Mouvent Cluster é a tecnologia chave atrás das máquinas Mouvent, resultando em alta resolução óptica para uma alta qualidade de impressão, colorida e nítida, assim como flexibilidade e possibilidades nunca antes vistas em termos de desenvolvimento de equipamento. Simplicidade é nossa filosofia de engenharia".

As impressoras Mouvent são as menores impressoras digitais em suas categorias - mais próximas de impressoras de escritório do que das tradicionais impressoras analógicas como flexo - as fazendo muito compactas, leves e facilmente acessíveis. O sistema modular e compacto permite configurações e inicialização mais fáceis, com menos ajustes finos necessários, resultando em um aumento de produtividade. O design compacto tem muitos outros benefícios, incluindo menor pegada de impressão, rápidas trocas de trabalho, implementação simples e baixo custo.

"Nós estamos muito animados em começar a lançar o portfólio nos próximos meses", disse Simon Rothen, CEO de Mouvent. "Hoje é o anúncio de uma excitante jornada de trazer impressão digital de larga escala para várias indústrias. As soluções de impressão digital oferecidas pela Mouvent vão apresentar novas oportunidades para todos os tipos de empresas, trazendo mais flexibilidade, produtividade incomparável, menor temo de entrega e variação infinita, tudo com uma design muito compacto e com eficiência de energia. Isto irá revolucionar o mundo da impressão digital".