A Hybrid Software e a GMG promoveram em novembro no Senai Barueri o curso Impressão de Gama Expandida, cujo conteúdo foi desenvolvido para operadores de pré-impressão em empresas convertedoras no segmento Flexográfico.

Vinte e dois profissionais de todo o estado de São Paulo participaram do curso, durante o qual puderam saber mais sobre o OpenColor, da GMG, e também sobre o PackZ, solução de edição de PDF nativo da Hybrid Software que agrega facilidade e elevado grau de controle nos processos de desenvolvimento e finalização de arquivos para impressão flexográfica, de rótulos e etiquetas. Além de apresentações teóricas, os participantes também foram incentivados a abrir e editar arquivos utilizando as ferramentas do PackZ, experimentando, na prática, como funcionam os principais recursos do aplicativo.

“Conhecimento é a principal ferramenta para o crescimento do mercado em nível qualitativo. Por isso, a Hybrid acredita que ações como este curso permitem não somente a troca de informações entre profissionais de grandes empresas convertedoras, mas também a elevação do nível técnico no uso de duas ferramentas que são referências dentro da pré-impressão em flexografia, que são justamente o PackZ e o OpenColor”, disse Vlademir Cassiano, gerente da Hybrid Software no Brasil.

A sessão do curso sobre OpenColor foi ministrada por Davilson Oliveira, técnico da GMG América Latina; já a apresentação sobre o PackZ foi realizada por Heysler Hey, gerente de vendas da Hybrid Software no Brasil.

Os participantes do curso também enxergaram grande valia no evento, tanto como um meio de conhecer novas ferramentas, como de trocar experiências. Elias de Oliveira, da Kawagraf Embalagens, achou que o evento agregou bastante conhecimento. “Principalmente, para processos que envolvem muitas cores, que foi o tema deste evento, nos quais podemos ganhar tempo de limpeza de máquina e agilidade na produção. Muito conhecimento foi passado, e sempre é uma oportunidade de aprender algo a mais.”

Márcio Silva, da Ápice Embalagens, também achou o evento excelente. “Foi passada muita informação para ser usada tanto no mercado de flexografia em rotogravura, como em offset”, disse. “Sem dúvida, o OpenColor e o PackZ poderão agregar valor e rentabilidade processos através de seus recursos para a indústria gráfica de embalagens e rótulos.”

Michel Ibiapino, da Litoband, compartilha a mesma visão. “O conceito que foi apresentado nos ajudará em problemas que temos, como na diminuição de set up. Todo mundo pôde conversar e trocar ideias. As apresentações foram ótimas.”

Emerson Freitas, da Prakolar Sato Rótulo Adesivos, destacou o conhecimento como valor agregado. “Conhecimento nunca é demais. Aqui, pudemos compartilhar experiências”, disse. Sobre o PackZ, ele afirmou poder aprender mais sobre a ferramenta, com destaque à possibilidade de testá-la na prática.

“Eu acredito que todo conhecimento é válido. Acho que no dia a dia tomamos decisões que não são práticas. Não trabalhamos ainda com o PackZ, mas a intenção é começar a usar essa solução”, disse Juliana Gaspar, da SGS.

“Somos parceiros de negócios da Hybrid e da GMG, e este evento abriu espaço para que interajamos com fornecedores e usuários. Já usamos as soluções GMG globalmente, e estamos em fase de implementação do PackZ; aqui, pudemos vislumbrar como realizar a real integração entre as duas ferramentas”, falou Fabio Sisti, da Schawk do Brasil.

Para Marcos Floriano, da Converplast Embalagens, o evento ofereceu uma visão geral sobre o PackZ. “Agora, a expectativa é a de criar um projeto com base no que vimos aqui e, na medida em que formos adquirindo as ferramentas, dimensionar seu uso dentro do processo”, afirmou.

Rafael Miranda, da WestRock, está retornando ao mercado gráfico, e, por isso, para ele o grande destaque foi a possibilidade de atualização. “O PackZ se mostrou uma ferramenta bastante flexível, que pode agregar muito em velocidade para fechamento de arquivos”, disse.