A ExpoPrint Latin America é o maior evento de impressão das Américas. De 20 a 24 de março, em São Paulo, será possível conferir o quanto a indústria de impressão é forte e segue em constante desenvolvimento, em seus mais variados segmentos. Um setor especial que vem registrando números de grande relevância é a área têxtil.

A tecnologia de impressão digital têxtil - também conhecida como estamparia digital - evoluiu com o tempo e hoje está consolidada e pronta para atender às demandas do mercado atual, que busca por soluções cada vez mais customizadas e individuais, sem perder a qualidade e eficiência.

Tanto na tecnologia de sublimação como na impressão direta no tecido (DtG - Direct to Garment), a estamparia digital traz uma infinidade de soluções. O mercado de moda e vestuário se beneficia diretamente deste novo conceito, desde a produção de roupas personalizadas até para uso como prova dentro de estúdios de moda. Grandes estilistas já levaram suas criações produzidas com a impressão digital têxtil para as passarelas das grandes semanas de moda pelo mundo.

A impressão digital têxtil revolucionou a indústria de vestuário, mas ela pode ir muito mais além. Esta tecnologia também pode ser amplamente utilizada em outras indústrias, como na decoração, em que os mais diversos produtos podem ser criados usando tecido, dando um toque especial aos ambientes, seja um prédio residencial ou comercial.

Pode-se usar ainda o tecido na área de sinalização; conhecido como soft signage, o uso do têxtil na sinalização traz facilidades por ser um produto leve, desta forma fácil e econômico de armazenar e transportar, além de dar uma cara mais elegante e moderna ao projeto.

Números comprovam crescimento

De acordo com números do FESPA Print Census, pesquisa global sobre o mercado de impressão produzida pela FESPA em parceria com o InfoTrends, que teve forte participação dos profissionais brasileiros, foi possível sentir como o têxtil é uma aplicação com crescimento dominante entre os entrevistados.

As impressoras têxteis apresentaram um destaque nos planos de investimento dos empresários, com 21% dos entrevistados focando gasto especificamente nesta área, apoiado por 12% planejando adquirir equipamento de transferência térmica. Aplicações têxteis industriais e decorativas também apresentaram forte presença, com quase 80% dos entrevistados reportando crescimento em têxteis para aplicações de decoração.

De acordo com o FESPA Print Census, 67% dos empresários do segmento de impressão observaram crescimento significativo em soft signage - a sinalização leve, com uso de tecidos. No setor de comunicação visual, o aumento do interesse em impressão em têxteis parece decorrer de duas considerações principais citadas acima: estética e econômica.

A produção de vestuário é uma área significativa de crescimento e migração do analógico para a produção digital. O FESPA Print Census indicou que 27% dos entrevistados já se envolveram em impressão de vestuário, com 81% vendo crescimento neste segmento, o mais alto de qualquer aplicação crescente.

Compromisso com o mercado de impressão têxtil

Com a missão de levar ao seu público altamente qualificado informações técnicas e relevantes ao profissional de impressão ou a quem desejar entrar neste mercado, a APS Marketing de Eventos está constantemente promovendo iniciativas que tenham este objetivo de compartilhar conhecimento com o mercado.

Durante a ExpoPrint Latin America 2018, dois congressos vão abordar este tema. O primeiro é o FESPA Digital Textile Conference, que entra em sua quarta edição levando conhecimento sobre como a estamparia digital evoluiu e trouxe novas visões de negócio aos membros do setor e também atraiu novos empreendedores. O segundo é o Sublimation Day, focado na tecnologia de sublimação, destacando aspectos técnicos e de mercado desta tecnologia de impressão. Os congressos são gratuitos e abertos a todos os visitantes da ExpoPrint Latin America 2018.

Fonte: FESPA.com