A Esko ampliou a aplicação de sua tecnologia com a introdução da HD Letterpress, tecnologia de criação de imagens em chapa para placas com base de metal. Com a nova tecnologia as marcas podem imprimir embalagens plásticas e metálicas como, por exemplo, latas de bebidas ou aerossóis em uma variedade de tons, além de aumentar a quantidade de detalhes e a produtividade.

"Quando a lata não se destaca nas prateleiras da loja porque sua aparência não é boa, há um enorme desperdício do seu investimento no desenvolvimento do produto e no design da embalagem porque os consumidores tomam a decisão final de comprar principalmente no ponto de venda”, diz Thomas Klein, VP Hardware Business da Esko. “Foi por isso que a Esko desenvolveu a HD Letterpress, que utiliza a nossa tecnologia HD, adotada por mais de mil fabricantes de placas flexográficas mundo afora. A principal diferença é que um sistema de cura UV in-line digital especial foi desenvolvido para a fabricação de placas com base de aço, e o gerador de imagens CDI da Esko é entregue com um tambor magnético".

Aplicações como latas de metal e tubos de plástico em geral são feitos em prensas de offset a seco. A impressão offset a seco para embalagens cônicas/cilíndricas, no entanto, enfrentam alguns problemas únicos quando se quer obter uma impressão de qualidade superior. Diferentemente dos outros processos de impressão, o offsett a seco coloca várias tintas, 'molhado-sobre-molhado', numa cobertura comum. Em seguida a imagem é transferida para a embalagem a ser decorada.

A transferência da tinta ‘molhado-sobre-molhado’ apresenta vários problemas de impressão, que precisam ser tratados da maneira correta para que o trabalho seja bem executado. Antigamente era bem difícil conseguir destaques e linhas finas e claras ou texto em negativo, pequenos e grandes. Com a HD Letterpress, a Esko está ampliando seu conceito HD de qualidade superior para resolver alguns desses problemas”, explica Klein.

A Esko HD Letterpress já está disponível no mundo inteiro. A HD Letterpress vai gerar placas de imagens fabricadas por uma série de fornecedores líderes, dando aos usuários a liberdade de selecionar suas próprias placas e permitindo-lhes formar uma imagem em uma vasta gama de tamanhos de placa e formatos. Com a geradora de imagens em placa CDI da Esko, é possível formar qualquer tipo de imagem e marca de placa tipográfica por ablação digital.