Impressão Embalagem e Rótulos

Impressão Embalagem e Rótulos

Um dos segmentos que apresentam os melhores números em termos de economia, crescimento e movimentação de mercado é o setor de impressão e conversão de embalagens e rótulos, tanto no papel, cartão ou embalagens flexíveis, ou seja, nas tecnologias offset, flexografia e digital.

O ramo gráfico e de conversão vêm passando por mudanças expressivas e a tecnologia atual permite a produção de embalagens e rótulos de alta qualidade em todas as suas necessidades, seja nas milhões de tiragem ou até mesmo sob demanda, o que propicia bons resultados tanto aos grandes players como colaborando na entrada de clientes menores que precisam de tiragens baixas para a produção artesanal de seus produtos.

A flexografia, seja em sua tecnologia de banda larga como na banda estreita, ou seja, tanto na produção de embalagens flexíveis como rótulos, teve um crescimento enorme por conta de suas capacidades em qualidade de reprodução de cores e benefícios no armazenamento e transporte de produtos. Se você reparar bem, vários produtos no supermercado que antes eram produzidos em outros substratos hoje usam as embalagens plásticas.

As tintas hoje também estão cada vez mais amigas do meio ambiente, transformando o produto em algo sustentável, colaborando para conceitos como economia circular, tão importantes não só para o dono de marca como também para o consumidor final - especialmente os mais jovens da Geração Z. E toda essa evolução você verá na ExpoPrint & ConverExpo Latin America!

A embalagem impressa e suas funções

Mais que uma ferramenta de marketing, a embalagem é uma obrigatoriedade em diversos produtos, principalmente nos alimentícios. Na embalagem ou rótulo dos produtos devem constar informações importantes como composição, ingredientes, informação nutricional, quantidade e peso, data de validade, etc.

Como curiosidade, a ANVISA classifica diferentemente os rótulos das embalagens, tais como a seguir: rótulo é toda inscrição, legenda, imagem, matéria descritiva ou gráfica, impressa, estampada, gravada ou colada sobre a embalagem do alimento; embalagem é o recipiente destinado a garantir a conservação e facilitar o transporte do mesmo garantindo sua integridade. O rótulo ainda pode ser aplicado sobre uma embalagem já pronta.

Uma boa embalagem, com um grafismo elegante e atrativo, é a diferença crucial no ponto de venda. Muitas pesquisas indicam que a decisão final sobre o produto é feita diretamente na gôndola, ou seja, o consumidor olha o produto no supermercado e ali decide o que vai levar. Neste momento, não há dúvida: a melhor embalagem é a que será levada para casa!

A embalagem ou o rótulo tem papel essencial no reconhecimento da marca. Todos conhecemos, por exemplo, o vermelho da Coca-cola só ao olhar para a latinha ou rótulo da garrafa. Agora, imagine o cenário: você vai ao supermercado e vê várias latinhas ou rótulos de Coca-cola com um vermelho diferente, mais claro do que o normal. Pesquisas já fizeram esse teste e notaram que as pessoas acham que o produto estaria “estragado” - sendo que era apenas uma diferença na cor da lata ou rótulo. Por isso, imprimir para grandes marcas requer muita responsabilidade.

Uma embalagem bem produzida passa a imagem de alta qualidade do produto em seu conteúdo. A maioria das empresas não só imprimem as embalagens e rótulos como também oferecem ao cliente uma assessoria técnica tanto para a criação quanto para a produção. Essa é uma forma de atrair mais clientes e também aumentar a participação desse item nos lucros da empresa gráfica especializada. Há indústrias com questões muito específicas, como na área farmacêutica e de higiene & limpeza. Dar este suporte será, sem dúvidas um diferencial.

O que você verá na ExpoPrint & ConverExpo

Na ExpoPrint & ConverExpo, os visitantes poderão conhecer diversos fabricantes envolvidos no processo produtivo de embalagem e rótulo, do início ao fim, desde os projetos de pré-impressão, a preparação do material no caso da impressão analógica, todos os equipamentos, mídias, insumos e periféricos para a impressão perfeita, chegando nas soluções de inspeção, acabamento, aplicação de hot stamping, corte e vinco e muito mais.

Na flexografia, as impressoras estarão em demonstração com toda sua capacidade de reprodução e com seus módulos que garantem ainda o acabamento perfeito, com corte, verniz e efeitos. Você verá também na feira a evolução de novos conceitos de conversão, como o uso da gama expandida na impressão flexográfica, conseguindo fazer a impressão usando sete cores fixas na impressora.

O mesmo vale para a impressão offset, que segue com uma relevância enorme para a indústria de embalagens, como nos mercados farmacêutico, perfumaria e nas embalagens premium, com impressão e acabamentos perfeitos para o setor de luxo. Há um enorme avanço no mundo digital, que vem permitindo a produção de embalagens em baixíssimas tiragens, customizadas e até sob demanda. Isso atende a novas demandas de produção, como nos pequenos negócios, caso por exemplo das cervejarias artesanais.

O visitante também terá a oportunidade de conhecer os fornecedores de solução para embalagem e rótulo e colher informações sobre o mercado, preços de equipamentos em condições especiais de feira, e saber qual a tecnologia que está se tornando padrão na indústria.

SAIBA EM DETALHES TUDO QUE VOCÊ VERÁ NA EXPOPRINT & CONVEREXPO LATIN AMERICA 2022

Embalagem e Rótulos

Embalagem e rótulos

O que é impressão de embalagens e rótulos?: Trata-se da impressão em papel, cartão, papelão ou plástico dos invólucros que embalam produtos como remédios, alimentos, brinquedos. Já os rótulos são impressos feitos normalmente sobre auto-adesivos para identificação de produtos, como vinhos, bebidas etc.